Como "eu não me dava" com o xenoscipt, resolvi criar meu próprio programa.
Foi ai que surgiu o XenoText. Estou na fase final de ajustes e logo estarei enviando a vocês.
Peço que me informem a resolução que vocês utilizam no computador para eu otimizar o tamanho da janela. 
1) Aqui está a lista com os scripts, ela vem organizada por capítulos facilitando a procura.
2) Aqui você tem a lista dos blocos de texto. O icone do "X" na esquerda mostra o estado do script pela cor:
- Cinza: Original/Não traduzido
- Azul: Traduzido
- Verde: Revisado
- Vemelho: Revisão final
3) Aqui fica o script traduzido. Os opcodes especiais (<Close>, etc.) aparecem em verde. Nomes que devem se modificados em vemelho e nomes que foram modificados em azul.
4) Script original
5) Imagem da tradução. Todos os caracteres especiais e nomes especiais aparecem, diferente do xenoscript que só exibia caracteres normais. A caixa aparece com o tamanho correto, o que não acontecia no xenoscript por que eu mudei a lógica original da fonte.
6) Imagem do script original, assim é possível comparar o original com o traduzido.
7) Fonte da tradução. Passando o mouse por cima é possível visualizar o número e o código do caractere. Clicando no caractere insere o mesmo no texto traduzido.
8) Barra de botões, da esquerda para direita:
- Salvar script atual.
- Exportar todos os arquivos em um arquivo compactado (zip).
- Sair do programa.
- Diminui comprimento da caixa de dialogo
- Aumenta comprimento da caixa de dialogo
- Diminui altura da caixa de dialogo
- Aumenta altura da caixa de dialogo
- Muda estado para não traduzido
- Muda estado para traduzido
- Muda estado para revisado
- Muda estado para final
- Nessa caixa aparece o estado atual do arquivo e é possível também modificar.
- Largura atual da caixa de dialogo do script traduzido e do original
- Altura atual da caixa de dialogo do script traduzido e do original
Lembrem-se que diferente do xenoscript os scripts não são salvos automaticamente.
Por isso vocês devem salvar os scripts periodicamente.
Se o script for alterado quando o programa for fechado ou quando o script atual for alterado, o programa irá perguntar se você quer salvar.